O Novo Jornalismo em cartaz

Publicado: junho 7, 2011 em Filmes, Jornalismo Literário
Tags:, ,

Bem, as férias estão chegando e a equipe do Colherada Literária preparou uma lista de filmes que levam para a telinha um pouco do Novo Jornalismo, em especial do Jornalismo Gonzo, que é uma ramificação do jornalismo literário.

O primeiro filme que indicamos é “Capote”, que é inspirado no livro “A Sangue Frio”, que, como já ressaltamos em outras postagens, é o livro-reportagem considerado como precursor do Novo Jornalismo. O filme retrata não a ótica do assassinato  de uma família de Holcomb, cidade do estado americano do Kansas, mas a partir do jornalista Truman Capote, de como ele fez a apuração dos fatos e de como conquista a confiança das fontes, inclusive a confiaça dos assassinos  Perry Smith  e Dick Hickock.  Com essa reportagem, Capote conseguiu mostrar ao mundo que histórias de não-ficção podem ser tão interessantes quanto as de ficção. Vale a pena conferir!

Título original: (Capote)

Lançamento: 2005 (EUA)

Direção: Bennett Miller

Atores: Philip Seymour Hoffman (Truman Capote),  Clifton Collins Jr. (Perry Smith) e Mark Pellegrino (Dick Hickock)

Duração: 98 min

Gênero: Drama

TRAILER


No auge das novas liberdade editoriais advindas com o Novo Jornalismo surge, por volta de 1966, na imprensa norte-americana, uma interpretação extrema dos princípios dessa dessa liberadade, o Jornalismo Gonzo.

Hunter S. Thompson, um jornalisya free-lancer do Kentucky, foi o pioneiro da modalidade desnominada Gonzo Journalism. Felipe Pena no livro Jornalismo Literário  descreve que o jornalismo gonzo escancara que é impossível a objetividade e isenção do jornalista.

Nesse tipo de jornalismo, Thompson propõe a transposição da barreira essencial que separa o jornalismo da ficção: o compromisso com a verdade. Também chamado de jornalismo fora-da-lei, jornalismo alternativo e cubismo literário, o gênero inventado por Thompson se baseia na desobediência de padrões e no desrespeito de normas estabelecidas, além do enfoque em quatro grandes temas: sexo, drogas, esporte e política.

Seguindo essa linha, temos o filme “O Medo e Delírio”, que é baseado no livro “Fear and Lothing in Las Vegas” de Hunter Thompson. O filme mostra viagem a Las Vegas de Thompson, interpretado por Johnny Depp, e seu advogado Oscar Acosta, na pele de Benício Del Toro, para cobrir oMint 400 – uma corrida de motos no deserto de Nevada. Na bagagem, muita maconha, cocaína, éter, bebidas e todo tipo de estimulante, colecionados em uma mala. O efeito que essas drogas causam é o enfoque do filme.

Título original: (Fear and Loathing in Las Vegas)

Lançamento: 1998 (EUA)

Direção: Terry Gilliam

Atores Principais: Johnny Depp (Hunter Thompson), Benicio Del Toro (Oscar Acosta – Dr. Gonzo),

Duração: 118 min

Gênero: Drama

TRAILER


Outro filme que segue essa linha do Jornalismo Gonzo é “A luz é para todos” que é considerado pioneiro na abordagem da discriminação racial nas telas do cinema. O filme foi lançado após o holocausto, e é um discurso contra o anti-semitismo exercido pela sociedade americana.

O filme, baseado no de Laura Z. Hobson, conta como o jornalista Phil Green, interpretado por Gregory Peck, se fingiu de judeu para escrever uma reportagem contra o anti-semitismo nos Estados Unidos. Green e seu filho sofrem com a discriminação e essa experiência permite ao jornalista fazer a matéria sob um ângulo completamente diferente, já que sente na pele o que o preconceito.  O filme recebeu cinco indicações ao Oscar de 1948 e foi premiado em três categorias: direção (Elia Kazan), melhor atriz (Dorothy McGuire) e melhor ator coadjuvante (Celest Holm).


Título original:
 (Gentleman’s Agreement)

Lançamento: 1947 (EUA)

Direção: Elia Kazan

Atores Principais: Gregory Peck (Phil Green), Dorothy McGuire (Kathy), John Garfield (Dave Goldman)

Duração: 118 min

Gênero: Drama

TRAILER

comentários
  1. Marcos Paulo disse:

    Muito bom!! O blog esta abordando diversos assuntos!! Me amarro em cinema, ainda mais em filmes que falam sobre a área jornalistica!! Os dois filmes são fantásticos!! Só ouvi elogios sobre eles!!
    Lorenaaaaaa e Camila, parabéns pelo conteúdo do blog!! Continuem assim!!

  2. Philip Seymour Hoffman está sensacional no papel de Capote. É muito interessante observar como o filme retrata a relação do escritor com um dos assassinos.
    Outra indicação de filme sobre esta obra de Capote seria “A sangue frio”, só que neste caso o longa retrata a visão dos assassinos.
    Elia Kazan e Terry Gilliam também são ótimas indicações.

    Longa vida ao blog.

Deixe um comentário